O Projeto "CASANOVA 70" em português e inglês, é composto de uma home page na Internet, uma exposição fotográfica e um livro de arte.

Fotografado na BOATE CASANOVA no Bairro da Lapa, Rio de Janeiro em 1970. São dezenas de fotos feitas no camarim e durante o show de travestis artistas.

Final da época de grande boemia na Lapa, Rio de Janeiro. Território de Madame Satã, Nelson Gonçalves e grandes figuras. Época que malandro usava camisa de seda para resvalar navalhada. Da gillete escondida na boca. O local era barra pesada.

Época do PopArt, do Woman's Lib, da guerra do Vietnã, do Castelinho, do Zepelim e do Pasquim. Da censura e da tortura. Enquanto o Fradim Baixim mandava um "top-top" para tudo e todos. Este show era muito avancado. Chocante!
Travesti era um tabu. Era coisa nova. Geralmente só visto em locais de "frequência duvidosa" como a BOATE CASANOVA. Era o início do movimento gay no Brasil.

Objetivos do projeto

Criar um home page na Internet e uma exposição com as principais fotos do projeto.
Preservar e divulgar este material fotográfico sobre o início de uma mudança social muito grande. Um documento visual desta época de grandes mudanças.

Justificativa e importância da ação

Fotografei diversas vezes no camarim e durante o show em preto e branco. A Boate Casanova era pobre e os travestis/artistas eram pessoas comuns e de poucos recursos.

A medida que se preparavam sofriam uma metamorfose externa e interna. Assumiam em um novo ser, a mulher artista.
O show era muito bom. O público ficava quieto, estático. Aos poucos o choque inicial de ver homens vestidos de mulher ia desaparecendo e o talento dos artistas se sobrepunha aos preconceitos.
Alguns deles não são bonitos fisicamente, se vistos pelos padrões vigentes mas todos eram seres humanos com muita coragem e garra para poder exercer sua arte e sexo.
A discriminação e os preconceitos, na época, eram muito grandes.
Este é um documento histórico sobre os travestis de 70. Uma parte da história boêmia da Lapa, no Rio de Janeiro que mostra um exemplo de vida, de batalha, de assumir, de querer viver!

Estratégia de Ação

Previsão de Duração do Projeto

Estimativa de duração, considerando as etapas de pré-produção e pós-produção, até o termino da home page/CD será de 4 (quatro) meses.

Recursos materiais necessários

Equipe Técnica

A equipe que trabalha no Projeto "CASANOVA 70" é composta de profissionais de grande experiência nos seus campos de trabalho.

Plano de Distribuição

A Empresa Patrocinadora terá no site seu nome e logotipo como colaboradora do Projeto.
Sua logomarca e/ou outra referência ao patrocínio, estará em toda a divulgação da Site/CD, na mídia e em todos os materiais de promoção do Projeto.

Plano de Divulgação

Na internet será cadastrado nos principais sites de busca (search engines) nacionais e estrangeiros.
Será divulgado na imprensa através dos serviços de um Assessor de Imprensa.
Será anunciado nos sites que noticiam sobre gays.

Abrangência

O Projeto "CASANOVA 70" será realizado no Rio de Janeiro.

Google+

Page on Google+