O Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL é composto de um site na Internet, um arquivo multimídia interativo, um livro e uma exposição fotográfica itinerante com as fotos mais representativas do Projeto.

O Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL através de registros fotográficos feitos nos principais pesqueiros do país será um belíssimo documento iconográfico dos diversos processos e técnicas de pesca artesanal utilizados no país. Será também uma referência para o pescador artesanal de técnicas utilizadas por outros pescadores artesanais da costa marinha brasileira. Irá mostrar os pescadores em atividade, equipamentos e técnicas utilizadas nas diversas regiões do Brasil.

Tratará também dos principais peixes, crustáceos e moluscos utilizados na pesca artesanal brasileira.

O pescador artesanal, com técnicas e informações adequadas, não causa maiores danos ao ecossistema possibilitando a renovação dos recursos pesqueiros. Para se preservar o meio ambiente é preciso conhecimento e informação. Será uma importante fonte de informação para todos os interessados na pesca artezanal.

Objetivos do projeto

Criar um home page na Internet que ficará online com acesso via internet 24h/dia, durante três anos e um arquivo em Acrobat PDF multimídia interativo para download.

Divulgar e informar aos pescadores artesanais e interessados as diversas técnicas utilizadas em outros estados e sugerir opções com base ecológica.

Através do conhecimento e da informação ajudar a preservar e recuperar a fauna marinha brasileira. O pescador artesanal por seu grande número e constante presença na costa é um dos principais elementos na recuperação e preservação dos recursos pesqueiros.

Justificativa e importância da ação

Segundo o Relatório da Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos - CMIO (1999):

Os oceanos têm sido tradicionalmente considerados como fonte segura de riqueza, oportunidade e abundância. A vastidão do espaço oceânico, que tanto alimentou nossa inspiração e curiosidade, arrastou consigo a sugestão de que existiria pouco ou nenhum limite ao seu uso e abuso. Nosso crescente conhecimento dos oceanos mudou profundamente essa percepção. Conduziu a um reconhecimento cada vez maior não só da importância dos oceanos para o progresso social e econômico como também de sua vulnerabilidade. Sabemos hoje que a abundância dá lugar à escassez - em alguns casos a um ritmo alarmante - e a conflitos originados pela utilização desregrada dos mares.

Silva, P. C. M. da - (1970) informa que, de toda a área dos oceanos, apenas 10% é produtiva. Dessa área produtiva, 9,9% correspondem às plataformas continentais e 0,1% às zonas de ressurgências, também contíguas à costa. Os 90% restantes são quase absolutamente desérticos.

Caddy, J. F.; Griffiths, R. C. (1996), a maior parte da produção pesqueira se dá dentro das 200 milhas próximas da terra, o que torna os recursos pesqueiros muito suscetíveis dos efeitos das atividades humanas.

O debate sobre o uso sustentável do meio ambiente marinho e de seus recursos, frente à complexidade da biota marinha, leva, forçosamente, à necessidade dos envolvidos terem que se familiarizar com toda uma série de aspectos técnicos, especialmente, no que diz respeito aos recursos vivos, sua biologia e seu entorno (Caddy & Griffiths, 1996).

O Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL é dirigido ao pequeno e médio pescador profissional brasileiro, o que exerce a pesca artesanal. Levará através de seu conteúdo informativo a difusão de técnicas modernas para auxiliá-lo na luta pela preservação do seu meio de vida. A compreensão que o sustento de amanhã dependerá de suas ações de hoje é de vital importância para a manutenção da sua atividade e dos recursos pesqueiros.

Através de seu eficiente e moderno design editorial, por sua maneira simples de divulgar informações técnicas complexas, através da consultoria com diversos profissionais do ramo e de extensa pesquisa, será uma fonte de referência de grande utilidade para o pescador e na formação de novos profissionais da pesca.
Este projeto poderá vir a ser um site dinâmico com a adição gradual de novos elementos.

Estratégia de Ação

Previsão de Duração do Projeto

Estimativa de duração, considerando as etapas de pré-produção e pós-produção, até o termino da site será de 5 (cinco) a 7 (sete) meses. Cada modalidade de pesca tem sua época certa e as fotos serão feitas em diversas cidades de acesso as vezes difícil dependendo de condições climáticas etc.

Recursos materiais necessários

Equipe Técnica

A equipe que trabalha no Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL é composta de profissionais de grande experiência nos seus campos de trabalho.

Plano de Distribuição

A Empresa Patrocinadora terá no site seu nome e logotipo como colaboradora do Projeto.
Sua logomarca e/ou outra referência ao patrocínio, estará em toda a divulgação da Site/CD, na mídia e em todos os materiais de promoção do Projeto.

Plano de Divulgação

Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL será divulgado de diversas maneiras:

Abrangência

O Projeto PESCA ARTESANAL MARINHA NO BRASIL será realizado na cidade do Rio de Janeiro e uma parte técnica em Porto Alegre.
Rio Grande do Sul (Rio Grande) -- Santa Catarina (Laguna, Florianópolis, Itajai) -- Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Campos) -- Bahia (Salvador) -- Pernambuco (Recife) -- Ceará (Fortaleza, Itarema).

Page on Google+

Google+